Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 30 de março de 2012

“Só a ecoalfabetização pode salvar o planeta”

Por Patrícia Gomes

Enquanto o Brasil se prepara para receber a Rio + 20 e ainda engatinha na intenção de fazer da sustentabilidade uma preocupação coletiva, o pesquisador austríaco Fritjof Capra, que trata do assunto há décadas, alerta: sem uma alfabetização ecológica, o planeta está perdido.

[stextbox id=”custom” caption=”Porvir” float=”true” align=”right” width=”200″]A repórter Patrícia Gomes integra a equipe do Porvir, site parceiro do Portal Aprendiz, que será lançado em maio de 2012. Aguarde![/stextbox]

“Nós precisamos incutir nos estudantes, nos empresários, nos líderes políticos os valores de sustentabilidade”, diz Capra, que participou nesta semana da série de eventos Encontro de Sustentabilidade, promovido no Rio e em São Paulo pelo banco Santander.

É a tal consciência ecológica, a capacidade de observar a natureza e trazer esses ensinamentos para a vida real que Capra e sua equipe chamaram, ainda nos anos 90, de ecoalfabetização.

Hoje, o físico austríaco radicado nos Estados Unidos e autor de vários livros dirige o Centro de Ecoalfabetização (http://www.ecoliteracy.org/) em Berkeley, uma entidade que ajuda escolas a incluírem sustentabilidade transversalmente no currículo, com tarefas participativas e multidisciplinares. Capra defende que a ecologia não pode ser compreendida nem abordada separadamente de outras áreas do conhecimento, por isso suas contribuições acadêmicas começam em física, química e biologia e chegam a campos tão diversos quanto administração e sociologia.

“Quando olhamos para os ecossistemas, nós percebemos que eles são comunidades de plantas, animais e microrganismos que se relacionam de forma que maximizam sua sustentabilidade. Não tem desperdício na natureza.”

Para ajudar a desenvolver essa percepção desde cedo, por exemplo, Capra sugere levar turmas da pré-escola para uma horta. Lá, afirma o professor, os pequenos podem ser apresentados ao ciclo de vida dos alimentos, aprender que nenhum ser vive sozinho e descobrir que isso também ocorre no dia a dia deles.

“Em São Paulo, se a criança vive no centro, ela não sabe de onde o alimento vem. Ela acha que a comida vem do supermercado.”

Algumas das propostas de atividades escolares pelo centro de Capra a escolas serão publicadas no livro “Smart by Nature” (http://www.ecoliteracy.org/books/smart-nature-schooling-sustainability), com edição em língua portuguesa prevista, mas ainda sem data definida. As experiências do livro, de acordo com o especialista, podem ajudar escolas brasileiras a tratarem do assunto.

“O Brasil não pode copiar o que estamos fazendo na Califórnia porque o sistema escolar, a cultura e o clima são diferentes. Mas os professores podem se inspirar e fazer do seu próprio jeito”, afirma.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×