Arquivo

Brasil ganha site especializado em inovações educacionais

No Dia da Educação, 28 de abril, inaugura-se o Porvir, uma iniciativa de comunicação e mobilização social do Instituto Inspirare que pretende promover a produção, difusão e troca de conteúdos sobre inovações educacionais. A plataforma digital deve abordar a educação em seu sentido mais amplo, considerando os processos de ensino que acontecem não só em escolas e universidades, mas também em organizações sociais, empresas e até na rua.

O site compartilha conteúdos sobre experiências, ferramentas, ideias e pessoas que estejam inovando nesta área, com o objetivo de inspirar iniciativas que ampliem o acesso dos brasileiros a oportunidades qualificadas de aprendizado. Além de mapear matérias veiculadas pela mídia sobre o tema, a plataforma digital funcionará como uma agência de notícias, ajudando os veículos de comunicação a identificar fontes, pautas e abordagens diferenciadas.

Em entrevista exclusiva ao Portal Aprendiz, a editora do Porvir, Mariana Fonseca, explica que o site será produzido por uma rede de colaboradores nacionais e internacionais e que todo o conteúdo divulgado pode ser disseminado livremente. Confira o bate-papo!

Portal Aprendiz – O que significa Porvir?

Mariana Fonseca – Existem vários significados no dicionário e um deles é o “bem-estar futuro para todas as pessoas”. É desse conceito que nos apropriamos para construir a nossa proposta: pensar o bem-estar futuro de todos, passando pela educação, que é o que consideramos a base para transformar a sociedade e melhorar a qualidade de vida.

Portal Aprendiz – Qual o principal objetivo do site?

Mariana Fonseca – Inspirar inovação em educação no Brasil. E como vamos fazer isso? Queremos ser uma iniciativa de comunicação e mobilização social em inovação em educação. Para isso, criamos uma plataforma que vai servir como uma agência de notícias livre, onde todo o conteúdo pode ser usado por blogs, projetos sociais e até mídia em geral. E também promoveremos encontros menores com interlocutores estratégicos para discutirmos o tema e também grandes eventos abertos ao público.

Portal Aprendiz – Quem produz o material veiculado no site?

Mariana Fonseca – As matérias serão feitas pela nossa equipe que contará com uma rede de antenas nacionais e internacionais, que são colaboradores ligados à área que vão nos mandar sugestões de pautas, fontes e projetos.

Portal Aprendiz – Que tipo de conteúdo será encontrado no Porvir?

Mariana Fonseca – Faremos um clippling, na seção Garimpo, com matérias que saíram na mídia nacional e internacional sobre educação no sentido mais amplo, de ensino e aprendizagem. Vamos trabalhar desde a educação online, na rua, em empresas, em organizações sociais, escolas, universidades e nas casas. A ideia é que o site sirva também como uma agência de notícias, com ações de mobilizações com a mídia, tentando criar pautas junto aos jornalistas. O Porvir vai disponibilizar fontes, criando uma rede de troca para servir de inspiração.

Portal Aprendiz – Como é a política de compartilhamento do site para matérias e fotos?

Mariana Fonseca – Tudo o que for texto e fotos do Porvir é livre pela licença Creative Commons e pode ser usado sem citar fonte. É claro que preferimos que cite, mas não é obrigatório. Mas não nos responsabilizamos pelo uso das imagens de outros veículos e jornalistas publicadas no site, que seguem as regras de compartilhamento definidas por eles próprios.

Portal Aprendiz – Qualquer um pode ser um colaborador? Como participar?

Mariana Fonseca – Qualquer um pode colaborar indicando pautas, deixaremos no site todos os contatos. Uma coisa importante é que vamos creditar todas as matérias com o nome do antena que nos deu a dica, porque a ideia é poder valorizar essa rede.

Portal Aprendiz – Além dessa mobilização em rede, o Porvir pretende atuar também de alguma forma off-line?

Mariana Fonseca – Sim, vamos organizar eventos menores com a presença de interlocutores estratégicos com poder de transformar a educação brasileira e também eventos maiores, abertos ao público, que possam servir de inspiração e ajudem a mobilizar mais pessoas em torno desse tema.