Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 31 de março de 2012

Portal disponibiliza mapas históricos coletados em bibliotecas digitais

Viajar por terras estrangeiras e de outros tempos agora está mais fácil. Graças à plataforma Old Map Online o internauta pode acessar mapas de épocas e lugares remotos. O portal, que por enquanto tem uma versão apenas em inglês, reúne exemplares de diferentes mapotecas.

Site reúne mapotecas digitais.

Visitar o site é como acessar, de forma bastante simples e descomplicada, uma cápsula do tempo. Logo na home é possível visualizar, por toques num mapa-múndi, qualquer região do globo e localizar nelas, com alguns cliques, mapas de outras épocas para territórios de interesse.

Estão disponíveis diferentes tipos de mapas, geográficos ou topográficos, humanos ou físicos. A busca também pode ser realizada por palavras chaves, indicando por exemplo as características de mapa que se busca.

Há também a alternativa de acesso direto às coleções catalogadas, reunidas na aba “collections”, no topo do mapa-múndi. Segundo o próprio site, demais compilações serão adicionadas durante 2012.

Outro recurso bem interessante é a régua do tempo localizada logo abaixo da caixa de busca do site. Arrastando-a, é possível limitar a pesquisa também pelo período temporal desejado.

Um blog do portal é atualizado com matérias de divulgação do site na imprensa, além de eventos ligados à cartografia e novas tecnologias da comunicação.

Desenvolvido por equipes no Reino Unido e na Suíca, o Portal facilita ainda a convergência com outras redes sociais virtuais, como o Facebook, o Twitter e o Google+.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×