Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

Por Laura Islas, via Adital.

Com a finalidade de propor, mediante a fotografia, uma visão digna, objetiva e crítica do movimento lésbico, gay, bissexual, transgênero, travesti, transexual, intersexual (LGBTTTI), o Clube Fotográfico do México convocou ao IV Concurso Nacional de Fotografia Luz Diversa 2012, que busca “deixar de lado as etiquetas comuns com as quais costuma ser identificado pela sociedade”.

O concurso, – que doará entre 10 e 15% do arrecadado à organização Condomóvil AC, dedicada a prevenir o HIV/Aids, busca “não só fotos bonitas, mas que realmente causem um impacto dentro do mesmo movimento e na conscientização das pessoas”, comentou em entrevista Aldo Iram Juárez, vice-presidente do clube.

Explicou que o tema deste ano, “Orgulho?”, proposto por Daniel Farid de Anda, fundador e organizador do evento, pretende questionar os motivos de quem integra o movimento para sentir-se orgulhoso e por outro lado evitar que se etiquete a comunidade com estereótipos como “a extravagância”.

Por sua vez, Polo Gómez, coordenador da Condomóvil, que no dia 5 de março sofreu um acidente automobilístico no quilômetro 114 da estrada Arriaga-Pijijiapan, do estado de Chiapas, no qual se reportou a perda total do veículo, mencionou que ainda que no México seja difícil encontrar solidariedade para arrecadar fundos para temas como sexualidade e HIV/Aids, retornarão a “Rota pela VIHda do Migrante 2012. Vem, faz o teste”, campanha que faziam quando sofreram o percalço.

A convocatória

A convocatória está aberta a fotógrafos profissionais, estudantes, admiradores e público em geral. O tema é o movimento LGBTTTI e se pode participar com uma fotografia ou uma série de três a cinco. A técnica é livre e se pede uma cota de recuperação de cinquenta pesos. A data limite de recepção das obras é o próximo 30 de julho, os resultados serão divulgados em 27 de agosto deste ano e a data da premiação será 31 do mesmo mês.

No júri participarão Armando Cristeto, entre outros fotógrafos reconhecidos, além de integrantes do Clube Fotográfico do México e do Condomóvil. Haverá três fotografias ganhadoras, o primeiro lugar receberá 15 mil pesos, o segundo 10 mil pesos e o terceiro 5 mil pesos.

A convocatória pode ser lida na página da Internet: http://www.clubfotomexico.org.mx/luzdiversa2012/

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×