Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 20 de março de 2012

Mercadante confirma aulas de Khan nos tablets distribuídos às escolas

Aulas de Khan estarão em tablets distribuídos para a rede pública em abril.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta terça-feira (19/3), em São Paulo, que os tablets distribuídos pelo governo para os professores nas escolas públicas de todo o país contarão com as aulas do educador Salman Khan em português.

O comunicado foi feito durante o lançamento da edição 2012 das “Olimpíadas de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro”. Segundo o ministro, há uma defasagem de professores da educação básica em exatas e biológicas, disciplinas que consagraram Khan.

“Nós temos uma grande deficiência de professores de matemática, física e química e que não será resolvida a curto prazo no ensino médio”, afirmou.

Fraudes

Questionado a respeito do esquema de corrupção no hospital pediátrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), conhecido como Fundão, o ministro disse que as provas, apresentadas no programa Fantástico, da TV Globo, na edição do domingo (18/3), são “irrefutáveis” e que serão investigadas.

“Junto à Controladoria Geral da União (CGU), da Polícia Federal e do Ministério Público vamos tomar todas as medidas necessárias para que a punição de casos como esse seja feita de forma exemplar”, declarou.

Sobre as fraudes no Enade, o exame nacional que avalia o desempenho dos ingressantes e dos concluintes dos cursos de graduação, Mercadante justificou as mudanças nas regras. “Os alunos concluintes do semestre seguinte agora também serão obrigados a fazer a prova. Com isso aumentaremos o rigor e a eficácia do exame”, defende.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e suas distorções de uso por parte das instituições foi outro tópico abordado por Mercadante. Denúncias recentes mostraram que estudantes atendidos pelo fundo estariam pagando preços com ágio em algumas universidades.

Segundo o ministro, “não haverá nenhuma tolerância a qualquer tipo de fraude no Fies”. Além do descredenciamento das instituições flagradas em situação irregular, Mercadante garantiu que as denúncias serão devidamente apuradas pelo Ministério Público, Controladoria Geral da União e pela Polícia Federal.

O titular da pasta recuperou em sua fala a portaria normativa que estipula novas regras na divulgação de valores praticados pelas faculdades credenciadas no programa. “Com mais transparência, nós vamos aumentar a fiscalização”, ressaltou.

Olimpíadas de Português

As “Olimpíadas de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro” estão com inscrições abertas até o dia 25 de maio. O formulário e o regulamento podem ser acessados a partir da página eletrônica http://escrevendo.cenpec.org.br/. Após a adesão da secretaria de educação do estado ou do Distrito Federal é possível realizar a inscrição por escola.

Além do lançamento nacional, que aconteceu nesta segunda-feira, em São Paulo, também estão previstos lançamentos regionais, de acordo com o seguinte calendário: dia 30 de março, em Goiânia; 3 de abril, Curitiba; 10 de abril, Belo Horizonte; 13, Fortaleza; 18, Salvador, e 24, Belém.

Alunos e professores escolhidos receberão medalhas de ouro e um notebook. Já as escolas serão contempladas com laboratórios de informática, compostos por dez microcomputadores e uma impressora, além de um projetor, telão e livros. O objetivo principal do projeto é estimular a leitura e o desenvolvimento da escrita nos alunos da educação básica.

“A Olimpíada tem um significado muito especial: além de mobilizar os jovens, ela tem uma concepção pedagógica associada à formação continuada dos professores”, frisou o ministro Mercadante.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×