Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 18 de junho de 2012

Leonardo Boff critica ONU durante lançamento da Carta da Terra

Por  Evelyn Araripe da Agência Jovem de Notícias

Boff falou durante o lançamento da Carta da Terra, no Rio de Janeiro.

Em evento do primeiro dia da Cúpula dos Povos, o Lançamento da Rede Brasileira da Carta da Terra, Leonardo Boff criticou duramente a postura da ONU na Rio+20 e em outros eventos que realiza.

“O tema da Rio+20 é ‘o futuro que nós queremos’, e o futuro que eles querem é nos levar à beira do abismo. Lá eles não tem mensagens positivas para o futuro que queremos”, declarou o escritor e teólogo a uma plateia de aproximadamente 500 pessoas na Plenária 5 do Aterro do Flamengo.

Boff foi além e destacou que “um dos defeitos principais dos documentos da ONU é que nunca dão conta da realidade e das ameaças que pesam sobre o sistema vida e a humanidade”. Segundo o teólogo, eles estão mais preocupados em “salvar os sistemas bancários, a Grécia, a Espanha e o capital econômico”.

Sob aplausos, Boff ainda manifestou sua preocupação com o futuro da humanidade, o que ele chama de “questões fundamentais de vida ou morte”. Para ele, a humanidade não tem muito mais tempo para reagir ao inúmeros desastres naturais e alterações climáticas. “Podemos chegar atrasados e agora não temos como errar, pois não há tempo de corrigirmos nosso erro. Dessa vez é o sistema do planeta como um todo que está ameaçado”, manifestou.

Sobre a Carta da Terra, Boff citou alguns de seus parágrafos e assumiu que ela não é tão divulgada como gostaria, masacredita que isso ocorre porque ela “não é digerível por esse mundo vigente, principalmente sob a ótica do sistema capitalista”. Ele ressaltou que este é o documento elaborado com a maior consulta pública da história da humanidade e disse que “a carta exige tantas mudanças, mas desenha um tipo de humanidade que nós queremos e que é objeto fundamental da Carta da Terra”.

Assista à entrevista exclusiva com Leonardo Boff:

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×