Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 21 de dezembro de 2012

A cota paulista é mais inteligente

A proposta de cotas para as universidades paulistas (USP, Unesp e Unicamp), apresentada pelos reitores e aprovada pelo governador Geraldo Alckmin, é mais inteligente do que o projeto das federais. Isso porque reserva 50% das vagas a alunos de escolas públicas e, ao mesmo tempo, estimula o mérito.

Os alunos são inicialmente matriculados (com direito a bolsa) num curso preparatório de dois anos, a partir de suas notas no Enem -esse curso serve como diploma de ensino superior, que lembra o sistema americano de “college”.Quem obtiver, nesse curso, nota superior a 7 tem vaga garantida mesmo nos cursos mais disputados, como medicina.

Claro que vamos ter acompanhar se esse curso preparatório vai funcionar, ou seja, se vai ter qualidade. Também vamos ter de saber se eles atraem os jovens, dispostos a ficar mais dois anos na fila -e se terão interesse pela bolsa de R$ 300,00. Poderão esperar tanto tempo?

Mas o fato é que esse sistema é engenhoso por juntar mérito e apoio aos alunos da escola pública.

Veremos que esses alunos, com esse tipo de apoio, terão um desempenho melhor do que os que vieram das escolas privadas, já que, em geral, eles têm mais garra.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×