Arquivo

UnB lança edital para vestibular voltado aos povos indígenas

Informações com Correio Braziliense

A Universidade de Brasília (UnB) lançou edital para vestibular voltado aos indígenas, que oferecerá 29 vagas. A instituição divulgou as regras do vestibular destinado aos estudantes, que serão avaliados por meio de prova objetiva, prova de redação em língua portuguesa, análise de documentação e entrevista pessoal. São 10 vagas para o 1º semestre e mais 10 para o 2º semestre, nos cursos de agronomia, ciências biológicas, ciências sociais, enfermagem, engenharia florestal e medicina. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas entre 7 de janeiro e 4 de fevereiro.

A seleção é ocorre graças ao convênio firmado em 2004 entre a UnB e a Fundação Nacional do Índio (Funai). O processo é restrito a candidatos indígenas que tenham cursado ou estejam cursando o ensino médio em escolas da rede pública ou particular, desde que por meio de bolsa de estudos integral.

Seleção
O processo seletivo dos candidatos passará por três fases. A primeira é a entrega da documentação exigida, na data provável de 9 de março. Depois, será aplicada a prova objetiva e a de redação em língua portuguesa, também na data provável de 9 de março. E, por último, o candidato passará por entrevista pessoal, que será feita nas datas prováveis de 10 e 11 de março.

A relação dos candidatos aprovados em primeira chamada para as vagas do 1º semestre será divulgada em 26 de março. Os candidatos que passarem serão chamados para o 1º e o 2º semestres obedecendo rigorosamente a ordem de classificação no processo seletivo.

Inscrição
As inscrições poderão ser feitas entre 7 de janeiro e 4 de fevereiro, pelo site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe). A inscrição é gratuita, mas é necessário que o candidato possua CPF para realizá-la.

No momento do cadastro, o candidato deverá optar pelo polo regional para realização das provas, em Águas Belas (PE), Cruzeiro do Sul (AC), Oiapoque (AP), Porto Velho (RO) ou Tabatinga (AM).