Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 24 de janeiro de 2013

Plataforma digital estimula rede de colaboração nas cidades

Num momento em que os paulistanos reivindicam mais transparência e participação política – segundo dados recentes do levantamento anual realizado na cidade pela rede Nossa São Paulo –, destacam-se iniciativas que contribuem para as efetivas transformações sociais que os cidadãos almejam. De abrangência nacional, o site Cidade Democrática faz parte desse panorama.

Nele o internauta pode relatar propostas de melhorias para demandas locais, conferindo visibilidade para sua causa e reunindo outros sujeitos que passam pelo mesmo problema.

Além de propiciar o encontro e a troca entre diferentes participantes, a ideia é também recuperar o senso de cuidado e intervenção no espaço público. De acordo com Henrique Parra Parra Filho, integrante da equipe de coordenação do site, o objetivo é “estimular a cidadania e a cooperação entre diferentes atores sociais (governo, cidadãos, movimentos e empresas), possibilitando a construção de comunidades de colaboração”.

O Site
O primeiro passo é a criação de um perfil no site. É possível se cadastrar como pessoa física ou como uma entidade, que pode ser uma ONG, uma faculdade, uma empresa ou um agente do poder público.

Depois, é possível criar uma proposta e divulgá-la, angariando sugestões de outros internautas, aperfeiçoando assim o plano inicial.

Podem ser criados “observatórios” para seguir as discussões e assuntos específicos ou para localidades de interesse. As principais ideias surgem ligadas aos temas cidadania, educação e meio ambiente. “No caso de São Paulo, um dos assuntos recorrentes é o trânsito e a mobilidade urbana”, observa Parra.

Cláudio Vieira, técnico em prótese dentária, participa do site há mais de três anos. Além do site, ele também se engajou na campanha “Adote um Vereador”, ação em prol da fiscalização e transparência política. Ele lembra que o Cidade Democrática é bastante visitado por agentes públicos ao buscarem ideias de melhorias para a cidade. “Gosto de ser atuante nas transformações de onde moro. Encontrei no site esse canal. É uma boa pedida para encontrar outros cidadãos inquietos quanto a qualidade de vida na cidade”, afirma.

Horta
Uma das transformações recentes propiciadas pelo site foi a criação de uma horta comunitária, a partir de um mutirão, numa área abandonada na Vila Pompeia, Zona Oeste da Capital. A ação continua conquistando adesões. “Atualmente os participantes discutem como manter o local e o envolvimento de mais moradores do entorno. A horta fica em frente ao Posto de Saúde do Bairro e já conta com o apoio da Subprefeitura, num diálogo que está crescendo”, comemora Parra.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×