Arquivo

Caminhada em Heliópolis reforça cultura de paz na comunidade

Por Julia Dietrich

Nesta quinta-feira (6/6), o bairro de Heliópolis, localizado na zona sul paulistana, realizou sua 15ª Caminhada pela Paz. Sob o tema “Políticas Públicas e Consciência Comunitária assegurando a construção de uma sociedade educadora”, o percurso de quatro quilômetros foi feito por cerca de cinco mil pessoas. Entre eles, participaram crianças, professores, líderes comunitários, moradores e representantes de mais de 30 organizações sociais.

A caminhada surgiu em 1999 como símbolo de resistência e mobilização comunitária, quando uma jovem que cursava Educação de Jovens e Adultos (EJA) na EMEF Campos Salles foi assassinada na saída das aulas. A iniciativa partiu da própria escola em diálogo com a União de Núcleos Associações e Sociedades de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco (UNAS).

“A caminhada é a grande manifestação pública de Heliópolis, fruto da articulação entre escolas e equipamentos da comunidade. A EMEF Campos Salles é uma verdadeira liderança na comunidade e a caminhada vem justamente para demonstrar essa força e articulação política na defesa de um bairro educador”, explica Marília de Santis, coordenadora de projetos do Centro de Convivência de Heliópolis, ponto inicial da Caminhada.

Presente durante o trajeto,  o deputado federal Ricardo Berzoini (PT) elogiou a mobilização. “Há anos participo das atividades e acompanho o movimento. Um bairro educador é justamente esse, que entende a mobilização comunitária como maior frente na defesa dos interesses da população. Este ano, com a bandeira da educação, Heliópolis é mais uma vez um exemplo para a cidade de São Paulo”, disse.

Entoando a frase “A paz é de todos ou não é de ninguém”, crianças e jovens da região participaram ativamente da caminhada, conhecida pelo símbolo do girassol. Cada escola trabalhou um tema associado à cultura de paz. Muitos estudantes trajavam vestes simbolizando a importância da preservação ao meio ambiente e a necessidade de maior cuidado com o lixo na comunidade.