Arquivo

Diretora do Aprendiz fala de prisão arbitrária de repórter à CBN

Na manhã desta quinta-feira (13/6), a diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, foi entrevistada pela jornalista Fabíola Cidral durante o programa CBN São Paulo, da rádio CBN. Natacha comentou a prisão do repórter do Portal Aprendiz, Pedro Ribeiro Nogueira, na última terça-feira (11/6), quando fazia a cobertura do protesto pela diminuição nos preços das passagens de ônibus da capital paulista.

A diretora reafirmou que Nogueira foi preso depois de terminar a cobertura que fazia sobre a manifestação para o Portal Aprendiz, veículo em que ele trabalha. “O Pedro vinha cobrindo as manifestações desde o primeiro dia, inclusive temos matérias dele no site. Ele não é um manifestante. Estamos muito indignados com essa situação porque é uma arbitrariedade o que estão fazendo com ele”, disse a representante da ONG.

De acordo com Natacha, o advogado de defesa entrou com um pedido de habeas corpus, que deve ser analisado na tarde de hoje.

Ontem, a Associação Cidade Escola Aprendiz soltou uma nota de repúdio à prisão do jornalista. Trecho dela dizia: “A ação contra os jornalistas de forma geral naquela noite constitui um ato de censura por parte do Estado e das forças policiais. Da mesma forma que não apoia os danos ao patrimônio público trazidos por parte dos manifestantes, o Aprendiz repudia o abuso de poder e o cerceamento da liberdade de expressão que foram flagradas por parte da polícia militar neste evento. Lamentamos que, ainda nos dias de hoje, alguns jornalistas sejam calados forçosamente, vítimas de uma censura que parece ter sido herdada do tempos da Ditadura Militar. É o país inteiro que perde com isso”.

Escute aqui a entrevista da diretora do Aprendiz, Natacha Costa: