Arquivo

São Paulo terá conselho participativo com eleição direta

Com informações do Portal da Prefeitura

As 32 subprefeituras de São Paulo ganharão conselhos regionais participativos, com eleição direta. No dia 8/12, 1.125 conselheiros serão eleitos pela população para lutar por questões relativas aos territórios em que vivem. Para se candidatar, é necessário apenas um documento com foto, ser maior de 18 anos e coletar 100 assinaturas de residentes de sua região. A medida visa garantir que imigrantes e moradores de rua possam se candidatar sem possuir título de eleitor.

O prefeito Fernando Haddad, que fez o anúncio da medida no dia 1/8, reforçou a importância da participação popular. “Eles [os conselhos participativos] estão no chão da cidade, mais perto da população”, afirmou. Os conselhos agirão no controle social, na fiscalização de ações e gastos e sugerindo políticas públicas. Haddad lembrou que a “desmilitarização” das subprefeituras foi uma medida importante para garantir autonomia.

O número de conselheiros é proporcional à população de cada distrito, sendo que o menor, com 19 membros, será o de Parelheiros e os maiores serão o de Campo Limpo, Capela do Socorro, Itaquera e M’Boi Mirim, com 51 conselheiros. A eleição dos conselheiros será encaminhada por uma Comissão Eleitoral definida em audiências nas subprefeituras. A votação será na sede de cada subprefeitura no dia 8 de dezembro e os interessados tem entre os dias 7 e 21 de setembro para entregar a inscrição de suas candidaturas.

Leia a matéria na íntegra aqui.