Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 2 de agosto de 2013

São Paulo terá conselho participativo com eleição direta

Com informações do Portal da Prefeitura

As 32 subprefeituras de São Paulo ganharão conselhos regionais participativos, com eleição direta. No dia 8/12, 1.125 conselheiros serão eleitos pela população para lutar por questões relativas aos territórios em que vivem. Para se candidatar, é necessário apenas um documento com foto, ser maior de 18 anos e coletar 100 assinaturas de residentes de sua região. A medida visa garantir que imigrantes e moradores de rua possam se candidatar sem possuir título de eleitor.

O prefeito Fernando Haddad, que fez o anúncio da medida no dia 1/8, reforçou a importância da participação popular. “Eles [os conselhos participativos] estão no chão da cidade, mais perto da população”, afirmou. Os conselhos agirão no controle social, na fiscalização de ações e gastos e sugerindo políticas públicas. Haddad lembrou que a “desmilitarização” das subprefeituras foi uma medida importante para garantir autonomia.

O número de conselheiros é proporcional à população de cada distrito, sendo que o menor, com 19 membros, será o de Parelheiros e os maiores serão o de Campo Limpo, Capela do Socorro, Itaquera e M’Boi Mirim, com 51 conselheiros. A eleição dos conselheiros será encaminhada por uma Comissão Eleitoral definida em audiências nas subprefeituras. A votação será na sede de cada subprefeitura no dia 8 de dezembro e os interessados tem entre os dias 7 e 21 de setembro para entregar a inscrição de suas candidaturas.

Leia a matéria na íntegra aqui.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×