Os intervalos nunca mais foram os mesmos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. José Pedro Leite Cordeiro, localizada na Cidade Kemel, extremo leste de São Paulo.
Quando o projeto da Rádio Cordeiro saiu do papel, no início de 2012, os alunos interessados na transmissão de notícias e músicas por meio das ondas radiofônicas transformaram não apenas seus conhecimentos, mas também os intervalos da escola. A usual barulheira de crianças brincando e jovens conversando agora divide espaço com os programas transmitidos por um veículo de comunicação feito por eles.
E como um dos principais objetivos do projeto é estimular o protagonismo infanto-juvenil, segundo a diretora Andreia Pereira, a estudante Carolina Soares, do 8º ano, tem aproveitado os aprendizados em locução para falar sobre o acontece dentro e fora da escola. “Na Rádio Cordeiro, falamos da Cidade Kemel e dos acontecimentos da região. Discutimos sobre melhorias no bairro e o que devemos mudar. Falamos também sobre os projetos e os acontecimentos da nossa escola. Obrigado pela atenção e uma boa aula!”.
O bairro de Cidade Kemel está localizado na conurbação de quatro municípios: São Paulo, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba. Oficialmente pertence ao distrito de Itaim Paulista, que segundo dados da Prefeitura é uma das regiões com maior densidade demográfica da cidade: 18.673 habitantes por quilômetro quadrado.
A distância de quase 40 quilômetros do marco zero da cidade e a falta de investimentos do poder público são fatores que dificultam a existência de espaços culturais e de aprendizagem na região: apenas uma Casa de Cultura cumpre o desafio de levar atividades culturais para o distrito, já que museus, cinemas, teatros e bibliotecas não existem nessa área vulnerável de São Paulo.
Voz e microfone
Para a coordenadora pedagógica da instituição, Débora Lopes, a rádio trouxe autonomia aos jovens, fazendo com que eles repensem o significado da escola e o seu papel dentro do ambiente escolar. “Os alunos têm voz e microfone, sem deixar de lado a sala de aula, pois a produção acadêmica é fundamental”, afirma.
Segundo a coordenação, a adesão ao Programa Ampliar, criado pela Secretaria Municipal de Educação em 2011, deu as condições para a criação da Rádio Cordeiro. O Ampliar integrou o Programa Nas Ondas do Rádio, que desde 2005 estimula projetos educomunicativos nas unidades escolares da capital, com o argumento de que eles alcançam resultados importantes no processo de aprendizagem das crianças e jovens.
Tais resultados, inclusive, foram reconhecidos pelo poder público. Segundo Daniele Próspero, pesquisadora do tema, “ao perceber o valor da proposta e sua importância para a busca de uma nova educação”, o governo federal adotou pela primeira vez, no Programa Mais Educação, “o conceito e pressupostos da educomunicação como forma de agregar à busca constante por uma educação integral”.
Documento da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) intitulado “Perspectivas sobre a criança e a mídia” reforça que as práticas educomunicativas, ao promoverem a compreensão crítica da mídia e inspirarem ações coletivas, levam a um maior conhecimento e interesse pela comunidade local.
Rádio Cordeiro
Não poderia ser diferente na Rádio Cordeiro. Nela, os alunos têm liberdade para escolher os assuntos a serem abordados no programa – no dia em que a equipe do Portal Aprendiz esteve na escola, a visita foi um dos temas escolhidos. Ao mesmo tempo em que falam sobre os acontecimentos da escola, os professores estimulam os estudantes a produzirem pautas que tenham relação com a comunidade onde estão inseridos.
“Estou cutucando eles pra mostrar: olha, o mundo é muito grande pra vocês ficarem restritos à escola, aqui no fundo da zona leste. O que está acontecendo por aí?”, questiona a professora de artes e coordenadora da Rádio, Kátia Dias.
Às segundas e quintas-feiras, sempre no horário de 12h às 13h30, mais de 30 alunos se dividem em oito grupos e produzem o conteúdo que será veiculado nos intervalos entre as aulas. Eles usam o software livre Audacity para gravarem suas vinhetas. Para estimular a participação, a professora escolhe alguns alunos para serem monitores e ajudarem aqueles que tiverem dificuldades. A própria coordenadora da rádio revela que não tem as habilidades mostradas pelos alunos na informática. “Aprendo com eles sobre tecnologia. É uma troca saudável.”
Não há divisão por série ou idade – a partir do 6º ano o aluno pode participar da Rádio Cordeiro. Segundo Kátia, existe a intenção de ampliar a participação para estudantes do 5º ano.
Do lado de fora
Atividades fora da escola constantemente viram pautas para o programa de rádio, como uma visita que os alunos do 9º ano fizeram à Sala São Paulo; a presença de alunos da escola no Seminário Educação como Desenvolvimento Local; e a participação em um debate com a ex-senadora Marina Silva, no Galpão Cultural, localizado em São Miguel Paulista. “Eu acredito na inclusão social através da cultura”, defende Kátia.
O Galpão, aliás, constitui uma das parcerias que a escola mantém com a comunidade. Há relações ainda com a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Cidade Kemel e com o Parque das Águas, além de Conselhos Tutelares da região. “O projeto político-pedagógico da escola contribui para a relação com a região. Isso é um ótimo indicador, visando a integração qualitativa da comunidade, e não apenas quantitativa”, observa Débora.
Desmistificar a mídia
“É muito legal ver as habilidades que essa prática vem desenvolvendo nos meninos e meninas, principalmente na comunicação e na articulação de idéias. Eles falam muito bem”, surpreende-se a diretora da escola. Segundo Daniele Próspero, a educomunicação ajuda os jovens a “desmistificar” a produção midiática, descobrindo assim seu potencial de autoria nesse processo.
Ainda de acordo com a estudiosa, aos poucos as escolas vão aderindo às práticas de educomunicação. “Em 2011, mais de 4200 instituições escolares, em 842 cidades, desenvolveram atividades educomunicativas, com a participação de cerca de 825 mil alunos”, finaliza Próspero.
V Encontro Brasileiro de Educomunicação
Terá início nesta quinta-feira (19/9) o V Encontro Brasileiro de Educomunicação, que será realizado na cidade de São Paulo. Com o objetivo de reunir responsáveis por programas e pesquisas na área, o evento propõe uma reflexão sobre os caminhos percorridos até agora e os próximos desafios referentes à educomunicação no Brasil.
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