Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 7 de outubro de 2013

José Pacheco elenca valores educativos de A a Z

Autonomia, Beleza, Coerência, Desapego, Esperança, Felicidade e Gratidão. Honestidade, Indignação, Justiça, Lealdade, Meio ambiente, Não-violência, Otimismo, Prudência, Qualidade de vida e Responsabilidade. Por fim, Solidariedade, Tolerância, Uma atitude, Verdade o X da questão e uma pergunta: Zero em comportamento ou nota dez?

Leia mais
Carta de José Pacheco para Darcy Ribeiro sobre o Mais Educação SP
José Pacheco: Cotia deve ser uma cidade educadora com 300 mil alunos

Assim, de a A a Z, o educador português José Pacheco, um dos fundadores da Escola da Ponte e atual participante do projeto Âncora, na zona oeste de São Paulo, lança seu alfabeto, o “Dicionário de Valores” e detalha que princípios devem nortear uma educação – e uma vida –  democrática e emancipadora.

Os 23 verbetes elencados por Pacheco são ilustrados com frases de grandes pensadores. O livro é apresentado pelo educador Rubem Alves, prefaciado pelo professor Celso Vasconcellos e posfaciado por Maria do Pilar Lacerda, que define a iniciativa de Pacheco como “um mapa de navegação, um roteiro de reflexão, não um roteiro frio e diretivo; é para ser utilizada em todas as disciplinas, em qualquer momento da atividade escolar. Mas, principalmente, é um guia para que todos os educadores tenham tempo para repensarem suas práticas, de forma que a escola seja um grande laboratório de vivências mais bonitas, belas e justas”.

Acesse, compartilhe, aprenda e ensine com o dicionário disponibilizado gratuitamente para download na internet.

Siga o Aprendiz no Facebook e no Twitter e debata com a gente sobre a educação brasileira.


As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×