Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 28 de outubro de 2013

28ª Mostratec chega ao fim e premia projetos inovadores

A 28ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia chegou ao fim na última sexta-feira (25/10) com a premiação dos melhores projetos apresentados por estudantes do ensino médio de 27 países.

A feira ocorreu na cidade de Novo Hamburgo (RS) entre os dias 21 e 25/10, onde foram apresentados 412 trabalhos científicos, separados em 13 categorias. Com cobertura especial do Portal Aprendiz, o evento é considerado a maior feira jovem de ciências e tecnologia da América do Sul.

Leia mais sobre a Mostratec:
Mostratec revela conhecimento produzido fora do Brasil
Feira também atrai projetos voltados à cultura e história
Preocupação ambiental e inclusão são destaques da Mostratec

Em cada uma das categorias, quatro projetos foram selecionados para o Prêmio Mostratec. Além da premiação da mostra, empresas e universidades parceiras distribuíram produtos tecnológicos e bolsas de estudo integrais para os projetos considerados mais inovadores.

Empresas e universidades

A Abric (Associação Brasileira de Incentivo à Ciência), por exemplo, concedeu o Prêmio Destaque de Excelência em Ciências ao projeto “Historiando com o lúdico: uma experiência coletiva na reconstrução da cultura de uma sociedade plural”, desenvolvido por estudantes de Maranguape, no Ceará.

O Prêmio Fatec/Senai para o Desenvolvimento Sustentável foi dado aos jovens que criaram um sistema de detecção de sonolência ao volante. Já o Prêmio Valorizando Talentos IENH foi entregue ao Tweetmet, um sistema web que analisa dados do Twitter. O Pocket Reader, aplicativo para deficientes visuais que converte textos em voz, foi destacado como projeto com possibilidade de incubação pela Universidade Feevale.

O Prêmio Mostratec – Projetos Destaques de Cada País selecionou o carro movido à água, criado pelos estudantes indianos Chinar Kokaj e Dhaval Shrishrimal, ambos de 14 anos. O projeto “Matemática: uma alternativa para salvar a natureza”, dos peruanos Rolando Borja, 17, e Ziomy Zevallos, 16, também foi premiado.

Prêmio Mostratec

A principal premiação da feira selecionou os quatro melhores projetos de cada categoria e listou-os do quarto ao primeiro lugar. Na categoria Engenharia Eletrônica, o projeto do estudante colombiano Andrés Gomes, 17, que elaborou um protótipo de armazenador de alimentos, ficou com a quarta colocação.

Em terceiro lugar na categoria Bioquímica e Química ficou a pesquisa que utilizou a farinha da casca do abacaxi para o desenvolvimento de produtos de panificação. Na categoria Ciências da Computação, os softwares Uma Aventura Especial, desenvolvido para alunos com deficiência intelectual, e Konnect, plataforma interativa entre usuário e redes sociais, também ocuparam a terceira posição. O Konnect, criado por Alysson José (RN), também foi credenciado para participar do Proyecto Multimedia, que acontecerá em Guadalajara, no México.

O mexicano Hebert Gallardo, 18, criou um purificador de água para uma comunidade vulnerável de seu país e levou o segundo lugar na categoria Ciências Ambientais, além de um convite para participar da Ciencap, feira de ciência jovem de Assunção, capital paraguaia.

Clique aqui e aqui para conferir a lista completa da premiação da 28ª Mostratec.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×