Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 12 de fevereiro de 2014

Crianças do MST ocupam MEC em defesa de educação rural

Com informações de MST e Mídia Ninja

Uma repórter perguntou para a criança responsável por falar com a imprensa, das mais de 750 Sem Terrinhas e docentes de áreas rurais que realizam, na manhã desta quarta-feira (12/2) uma ocupação em frente ao Ministério da Educação (MEC), em Brasília, se ela não deveria estar na escola. “Lutando a gente também aprende”, respondeu. O protesto é contra o fechamento de 37 mil escolas no campo nos últimos 12 anos, a falta de uma política de erradicação do analfabetismo e pela valorização dos profissionais da educação.

Além disso, o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra (MST) reivindica a abertura de 400 escolas em assentamentos da Reforma Agrária. As crianças se organizarem em comissões de segurança e imprensa, para conduzir o ato e falar com jornalistas. Além disso, escreveram um “Manifesto dos Sem Terrinhas à Sociedade Brasileira”.

Márcia Mara Ramos, do setor de educação do MST, se preocupa com o fechamento, precarização e sucateamento da escolas do campo. “Hoje, existem apenas 76 mil escolas no campo, e muitas delas funcionam sem biblioteca, laboratórios, algumas até sem água encanada”, afirma Márcia.

A marcha das crianças saiu do VI Congresso Nacional do MST e devem ficar na frente do Ministério até o meio dia. Pela tarde, uma marcha do Movimento irá reclamar da estagnação da Reforma Agrária, que em 2013, tem, segundo o movimento, seu pior momento, com apenas 7 mil famílias assentadas. A estimativa do governo é de que foram 30 mil. Confira abaixo o manifesto dos Sem Terrinha, que será entregue ao Ministro da Educação.

MANIFESTO DOS SEM TERRINHA À SOCIEDADE BRASILEIRA

Nós somos Sem Terrinha de acampamentos e assentamentos de todo o Brasil e estamos participando do VI Congresso Nacional do MST e da Ciranda Infantil Paulo Freire. Viemos protestar pelos nossos direitos, por Reforma Agrária e lutar por um Brasil melhor.

Tem gente que tem preconceito com os Sem Terra e com os Sem Terrinha. Nos acampamentos e assentamentos do MST tem animais, pessoas, escolas, árvores e plantações. A plantação é muito importante para nós, não tem como viver sem alimentos.

O agronegócio é apenas uma monocultura, é uma coisa que só planta uma lavoura. Para que as plantas não estraguem é preciso usar muito veneno, que trazem doenças e perda da qualidade da comida. No agronegócio tudo é mercadoria!

Já nos acampamentos e assentamentos plantamos para comer e para vender para o povo da cidade. É uma policultura, há várias plantações e criações de bichos. Lá tem macaxeira, feijão, milho, melancia, galinha, bode, gado e suíno. E não precisa usar veneno, porque com a criação de bichos pode diminuir bastante os besouros e as lagartas que estragam as plantações. As terras são todas roçadas para poder plantar.

Mas queremos um assentamento melhor, que tenha saúde, divertimento e escolas. As atividades feitas nas escolas tem que melhorar, pois não dá pra ser assim. Existem muitas escolas que não estão dentro dos nossos acampamentos e assentamentos e que não tem transporte para nos levar.

O transporte é muito difícil, porque quando precisa ir para a escola da cidade é preciso andar muito para conseguir chegar no ponto de ônibus. Quando chove não tem ônibus e faltamos na aula. Queremos que o transporte não vá para lugares muito longe.

Somos dos acampamentos e assentamentos e queremos que lá no campo tenha escola. Precisamos de uma educação melhor. Queremos que nossos professores sejam do assentamento para que não faltem muito. Como é difícil o transporte entre a cidade e o campo os professores acabam faltando e os alunos perdendo aula.

Queremos também uma alimentação saudável para que nós, os alunos, não passemos mal na escola. Em nossas escolas precisamos de atividades extra-curriculares, fazer da escola um lugar de lazer, aberta para a comunidade nos finais de semana. Precisamos de cursos de informática, piscina de natação, quadra esportiva e muito mais.

Nós, Sem Terrinha, estamos chamando os outros Sem Terra, os amigos do MST e o povo para ajudar a conquistar nossos direitos e cobrar isso do MEC. Como a luta não é fácil, precisamos de mais gente!

Sem Terrinha pelo direito de viver e estudar no campo!

Brasília – DF – 10 a 14 de fevereiro de 2014.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×