Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 14 de abril de 2014

Ideias para tornar a cidade um lugar melhor para as crianças

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Aarhus, na Dinamarca, comprovou: uma criança que vai à escola a pé ou de bicicleta sabe mais sobre o seu bairro e atinge níveis de concentração maiores durante às aulas se comparadas com crianças que vão estudar de carro.

Pensando nisso, o projetista e ativista Chris Bruntlett elaborou 12 ideias que podem transformar as cidades em lugares mais amigáveis e receptivos para as crianças, onde elas possam ter segurança para se deslocar e interagir com o espaço público. Confira algumas propostas selecionadas pelo Portal Aprendiz:

1. A rua como um pátio

Para Bruntlett, se áreas com brincadeiras infantis fossem construídas na calçada – colocar uma balança em uma árvore, por exemplo – as crianças se sentiriam mais à vontade, como se estivessem em um parque. Em São Paulo, o Festival Baixo Centro instalou balanças no Minhocão e proporcionou uma atração lúdica não apenas para crianças, mas para qualquer um que passava pela região.

2. Parklets para todos

Os parklets, conhecidos também como Zonas Verdes, são áreas de convivência instaladas no lugar de vagas para veículos. Porém, é comum que esses espaços sejam ocupados com mesas de café e cadeiras, sem incluir completamente as crianças. Para o ativista, uma boa ideia seria colocar jogos, assentos e racks para bicicletas.

3. Limitar o espaço dos automóveis

Bruntlett acredita que limitar o uso dos automóveis é uma opção que faz as crianças se sentirem mais seguras, podendo brincar tranquilamente nas ruas e transformas os espaços públicos em locais mais agradáveis e lúdicos. No Brasil, moradores de uma rua podem pedir o seu fechamento aos domingos para a diversão de pais e filhos. Saiba como aqui.

Leia a lista na íntegra aqui.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×