Quem foi Milton Santos e seu legado nos estudos sobre cidades

Quem foi Milton Santos, o geógrafo que alterou para sempre a percepção sobre território e cidades brasileiras.

Mobilidade não é sinônimo de transporte

Na próxima vez em que usarem o termo mobilidade como sinônimo de transporte, pergunte se as noções de qualidade, acessibilidade, segurança e confiabilidade estão inseridas no contexto

Xenofobia contra imigrantes venezuelanos derruba mito do Brasil como país acolhedor

Podemos sentir empatia pelos imigrantes e refugiados de lugares distantes, mas quando estão na nossa realidade se tornam uma ameaça. Por quê?

A leitura da História do Brasil por meio da literatura indígena

Especialista em literatura indígena brasileira escreve sobre a importância de conhecer a história brasileira sobre ótica indígena.

Direito à cidade: qual foi o papel dos jovens nas manifestações de 2013?

As arquitetas Dayana Araújo e Andresa Ledô analisam como a juventude paulistana reivindicou a pauta de direito à cidade nas manifestações de 2013.

Quantos incêndios precisam ocorrer para que moradia popular no centro seja prioridade?

Coluna de especialistas, como a urbanista Raquel Rolnik, critica a falta de políticas públicas de moradia popular no centro cidade mais rica do Brasil.

Direito à moradia e construção identitária nas periferias são temas de debate

Periferias cariocas e paulistas, para além do direito à moradia, combatem as desigualdades com construção de identidade local e participação social.

O que é direito à cidade? Material faz trajetória do conceito

Pesquisadora Bianca Tavolari mostra como o encontro entre conceito e movimentos sociais alargou a concepção do termo para muito além da ocupação urbana

Artigo “Darcy no reino dos áulicos”, por José Pacheco

O educador José Pacheco recorda termos de Darcy Ribeiro para opinar sobre os “áulicos”, indivíduos que delongam a construção de uma educação democrática.

O corpo nu, a criança e o mundo: censuras e pode-não-podes no universo infantil

Se à arte em geral são imputadas tentativas de tolher o pensamento, nas obras pensadas para criança esse tipo de censura é ainda maior.