5 lições de 2020 para pensar a Educação em 2021, por Gina Vieira

Educadora Gina Vieira olha para os desafios e aprendizados do ano pandêmico de 2020 e lista lições para reimaginar uma escola mais afetuosa e diversa.

Diversidade e coletividade como formas de existir no mundo: uma conversa com a poeta quilombola Ana Mumbuca

A poeta quilombola Ana Mumbuca escreve sobre como coletividade e diversidade são estratégias de existência e produção de saberes no seu quilombo.

O que a diversa juventude brasileira tem a ensinar sobre produção de políticas e ativismo?

Pesquisador e jornalista Bruno Vieira relata como a formação do Centro de Referência da Juventude (MG) ensina sobre a produção política da juventude brasileira.

Educação pública de qualidade precisa ser pilar para enfrentamento das desigualdades raciais

Uma educação pública de qualidade, antirracista e pela emancipação dos sujeitos, é central no enfrentamento das desigualdades raciais do Brasil.

Frantz Fanon, pioneiro em estudos decoloniais, tem livro “Pele Negra, Máscaras Brancas” relançado no Brasil

Em reedição do livro, artista Grada Kilomba e sociólogo Deivison Nkosi falam sobre relevância e urgência do pensamento de Frantz Fanon para o Brasil.

Cientistas políticos analisam diversidade e participação social nas eleições 2020

A cientista política Danusa Marques e o sociólogo Marcos Agostinho Silva analisam as eleições em temas como abstenção, diversidade nas candidaturas e mandatos coletivos.

Por uma cidade onde mulheres sempre possam pedalar

Homenageando a cicloativista Marina Harkot, o Portal Aprendiz divulga sua aguerrida pesquisa sobre como bicicleta efetiva o direito à cidade para as mulheres.

Em artigo, Helena Singer fala sobre repensar a escola durante e após a pandemia

Para Helena Singer, a escola precisa ser recriada a partir das relações entre pessoas, territórios e comunidades e do que se aprendeu durante a pandemia.

O racismo limita a democracia: Entrevista com socióloga Najara Costa

Professora, socióloga e autora de “Quem é negra/o no Brasil?”, Najara Costa pesquisa como o racismo limita o acesso à direitos para população negra no país.

É hora de territorializar a escola pública brasileira

Natacha Costa fala sobre a premência de territorializar escolas, com políticas públicas construídas por educadores, estudantes, famílias e comunidades.