O racismo limita a democracia: Entrevista com socióloga Najara Costa

Professora, socióloga e autora de “Quem é negra/o no Brasil?”, Najara Costa pesquisa como o racismo limita o acesso à direitos para população negra no país.

É hora de territorializar a escola pública brasileira

Natacha Costa fala sobre a premência de territorializar escolas, com políticas públicas construídas por educadores, estudantes, famílias e comunidades.

A crise do transporte público para além da pandemia

Com modelo ultrapassado de remuneração por passageiros, transporte público precisa se atualizar para garantir direito à cidade durante e pós-pandemia.

Os 30 anos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)

Advogado Ariel de Castro Alves conta sobre as mudanças promulgadas pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) nestes 30 anos.

Como escutar crianças durante o isolamento social?

Pedagoga Lica Sisla dá dicas de como escutar crianças durante o período de isolamento social, como a brincadeira e o respeito à temporalidade da infância.

O papel da Educação Integral em tempos de crise

Natacha Costa escreve sobre como a educação integral propõe ferramentas humanizadoras no enfrentamento à pandemia.

Carta do dia 1 de abril, por José Pacheco

O educador José Pacheco relembra com saudosismo o amigo Walter Steurer e relembra as trocas epistolares que levaram à criação do Projeto Âncora.

Mulheres nas cidades

Artigo do Instituto Pólis reflete sobre as diversas mulheres brasileiras ocupam espaços públicos e tencionam o direito à cidade.

Os atuais desafios para promover a educação antirracista nas escolas

Especialista Ednéia Gonçalves fala sobre os desafios da educação antirracista em uma conjuntura conservadora e o que pode ser feito para driblá-la.

O direito de viver plenamente o espaço urbano

Urbanista Rodrigo Iacovini escreve sobre os desafios de 2020 para se efetivar políticas públicas de direito à cidade e ao espaço urbano.