Crianças rueiras e o aprendizado da coletividade numa favela do Rio

A rua é o lugar que mais marcou a infância da jornalista Gizele Martins. Neste artigo ela apresenta lembranças e aprendizados das ruas da comunidade da Maré

Educação Integral em debate

Em artigo, Natacha Costa e Pilar Lacerda enfatizam a importância da construção de políticas que reconheçam os diferentes contextos brasileiros

Tempestade no Rio: autoridades ainda não entenderam que clima do país mudou

Situação caótica provocada pela tempestade no Rio diz muita das mudanças climáticas e também da inabilidade das políticas públicas para enfrentá-las.

O Cais José Estelita e a crônica de (mais) uma morte anunciada

Doutora em urbanismo avalia como as ameaças ao Cais José Estelita metaforizam como a discussão de direito à cidade anda nebulosa no Brasil.

“O investimento no Ensino Superior me propiciou oportunidade e paz para estudar”

O Ensino Superior brasileiro ainda conta com inúmeros desafios, o principal deles é que apenas 17% dos jovens entre 18 e 24 anos estão na universidade, mas o esforço para ampliação da diversidade e democratização nesses últimos 20 anos é incontestável.

A anatomia do desmonte das políticas socioambientais

Em editorial, Instituto Socioambiental (ISA) critica redução drástica da importância e subordinação de órgãos de defesa do meio ambiente, de indígenas e quilombolas provocadas por reforma ministerial de Bolsonaro.

Quem foi Milton Santos e seu legado nos estudos sobre cidades

Quem foi Milton Santos, o geógrafo que alterou para sempre a percepção sobre território e cidades brasileiras.

Mobilidade não é sinônimo de transporte

Na próxima vez em que usarem o termo mobilidade como sinônimo de transporte, pergunte se as noções de qualidade, acessibilidade, segurança e confiabilidade estão inseridas no contexto

Xenofobia contra imigrantes venezuelanos derruba mito do Brasil como país acolhedor

Podemos sentir empatia pelos imigrantes e refugiados de lugares distantes, mas quando estão na nossa realidade se tornam uma ameaça. Por quê?

A leitura da História do Brasil por meio da literatura indígena

Especialista em literatura indígena brasileira escreve sobre a importância de conhecer a história brasileira sobre ótica indígena.