Os 30 anos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)

Advogado Ariel de Castro Alves conta sobre as mudanças promulgadas pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) nestes 30 anos.

Como escutar crianças durante o isolamento social?

Pedagoga Lica Sisla dá dicas de como escutar crianças durante o período de isolamento social, como a brincadeira e o respeito à temporalidade da infância.

O papel da Educação Integral em tempos de crise

Natacha Costa escreve sobre como a educação integral propõe ferramentas humanizadoras no enfrentamento à pandemia.

Carta do dia 1 de abril, por José Pacheco

O educador José Pacheco relembra com saudosismo o amigo Walter Steurer e relembra as trocas epistolares que levaram à criação do Projeto Âncora.

Mulheres nas cidades

Artigo do Instituto Pólis reflete sobre as diversas mulheres brasileiras ocupam espaços públicos e tencionam o direito à cidade.

Os atuais desafios para promover a educação antirracista nas escolas

Especialista Ednéia Gonçalves fala sobre os desafios da educação antirracista em uma conjuntura conservadora e o que pode ser feito para driblá-la.

O direito de viver plenamente o espaço urbano

Urbanista Rodrigo Iacovini escreve sobre os desafios de 2020 para se efetivar políticas públicas de direito à cidade e ao espaço urbano.

É possível construir uma sociedade mais justa por meio da arquitetura?

A arquitetura hoje parece carecer de um posicionamento social adequado para transforma o mecanismos de tomada de decisões. O que podemos fazer para mudar isso?

Planejamento urbano e espaços públicos: parques como ferramentas de transformação

Em artigo, a arquiteta e urbanista Ana Paula Wickert, usa projeto de Passo Fundo (RS) para ilustrar a importância dos espaços públicos e parques como ferramentas de transformação das cidades

Crise climática e o direito à cidade

O Instituto Pólis assina o artigo de como a crise climática intersecciona com o direito à cidade no Brasil e afeta as populações mais vulneráveis.