Projeto une escola e agricultores para levar comida às famílias vulneráveis

“De Ponta a Ponta” transforma escola em pólo de cidadania, unindo agricultores, comunidade e organizações sociais para levar comida à famílias vulneráveis.

Candidaturas plurais em diversidade sexual, gênero e raça crescem nas eleições de 2020

Candidaturas plurais em gênero e raça aumenta a diversidade nas eleições de 2020, mas especialistas alertam que representatividade só não basta: é preciso um projeto político alinhado à agenda da representatividade.

Quem foi Paulo Freire?

Além de ter desenvolvido uma metodologia de alfabetização de adultos reconhecida, Paulo Freire trouxe importantes reflexões sobre o significado da educação.

Governo de São Paulo coloca em risco direitos quilombolas

Sem consulta às comunidades quilombolas, governo acaba com órgão responsável pela titulação de terras tradicionais e assistência técnica rural.

Fundo comunitário no Maranhão investe em projetos, pessoas e saberes do interior

Instituto Comunitário Baixada Maranhense é um fundo comunitário gerido por locais para impactar comunidade e território dos 21 municípios da baixada.

Pandemia revela urgência na adoção de uma renda básica universal

Adoção de uma renda básica seria essencial para garantia de direitos de crianças e adolescentes, população cuja vulnerabilidade aumentou durante a pandemia.

Como está sendo a reabertura das escolas pelo mundo

Como e quando reabrir as escolas? Conheça experiências internacionais que dão pistas sobre medidas que podem ser tomadas para assegurar um retorno seguro.

Mandatos coletivos criam experiência político pedagógica para a democracia brasileira

Cresce número de mandatos coletivos nas eleições. Suas experimentações em diálogo e participação social podem transformar a democracia brasileira.

Imposto sobre o livro dificulta o acesso à democratização da leitura, afirmam especialistas

Imposto proposto pelo Ministro da Economia Paulo Guedes encarece o livro e torna ainda mais distante a democratização do acesso ao livro e a leitura.

Cuidar da saúde mental de negros e LGBTs exige combater racismo e LGBTfobia

Especialistas falam da importância do atendimento especializado e como cuidar de saúde mental exige combater estruturalmente racismo e LGBTfobia.