A importância de promover a diversidade na Ciência

Dados mostram que o caminho para o acesso de grupos historicamente excluídos ainda é longo na Ciência e mudar essa realidade é urgente.

A escola pós-pandemia que as juventudes desejam

Uma escola aberta, participativa, com um currículo antirracista e sensível as realidades de cada estudante. São algumas das demandas das juventudes para a educação pós-pandemia.

Para ficar em casa, é preciso ter casa: despejos e reintegrações de posse se intensificam durante a pandemia

Despejos e reintegrações de posse ferem direito constitucional à moradia e expõem famílias despejadas à pandemia. Sociedade civil organizada se mobiliza para impedir remoções.

Coletivo Masculinidade Quebrada leva discussão de gênero para meninos de escolas públicas de SP

Criando ambientes acolhedores e de partilha para jovens periféricos, o Coletivo Masculinidade Quebrada discute temas como relações de afeto, sexualidade, racismo e paternidade.

Sociedade civil se articula para ajudar escolas a proteger dados digitais de crianças e jovens

Escolas e organizações da sociedade civil se articulam para proteger dados digitais de geração vulnerável, investindo em formações intersetoriais sobre literacia digital.

Para a pós-doutora Lucineia Alves, ciência se aprende na prática e com o coletivo

Pós-doutora em neurociência e educadora, Lucineia Alves compartilha sua trajetória de incentivo à prática de ciências a partir de vivências e trabalho em grupo.

Pandemia reforça importância da atuação em rede para garantir o direito à educação

Diante dos desafios impostos pela pandemia, escolas que trabalharam em rede com famílias e territórios garantiram direito à educação de crianças e jovens.

Indígenas tentam eleger representantes para Câmara de SP

Mandato coletivo tenta eleger primeira representante de uma comunidade indígena para a Câmara Municipal de São Paulo.

Da alimentação à poesia, mulheres atuam pela primeira infância em Parelheiros (SP)

Grupo de mães de Parelheiros apoia gestantes e famílias com método 4P: pão, proteção, plantio e poesia para envolver território no desenvolvimento infantil.

A praça como lugar de ressignificação de espaços públicos durante e pós-pandemia

A praça pode se tornar um espaço de preservação de saúde física e mental na pandemia. Mas para isso, é preciso que elas sejam distribuídas democraticamente pela cidade.