Como os direitos humanos são entendidos no Brasil?

Dificuldade em entender direitos humanos no Brasil remete tanto à recusa em se enfrentar violência histórica quanto à desinformação do tema no presente.

A periferia nos planos de metas dos candidatos

Por Paulo Talarico. Texto publicado originalmente na Agência Mural   As periferias fazem parte das preocupações dos presidenciáveis e estão nos planos de metas apresentados para as eleições 2018? Sim, mas discretamente. Na comparação com 2014, ao menos, houve um …

Plantio tradicional de quilombolas recebe título de patrimônio do país

O plantio tradicional, praticado há 300 anos por comunidades quilombolas paulistanas, foi reconhecido pelo IPHAN, mas ainda corre riscos de desaparecer.

“VIII Seminário Heliópolis, Bairro Educador” debate importância da educação para a democracia

Direito ao exercício da cidadania e o papel da educação na afirmação da democracia serão temas do evento que acontece no bairro educador de Heliópolis.

Plataforma Cidades Educadoras lança especial “30 anos da Constituição Cidadã”

Plataforma Cidades Educadoras inaugura especial “30 anos da Constituição Cidadã”, série de matérias que analisará como o marco se relaciona com a democracia.

Em Itaquera, Jardim Helian pode virar bairro sustentável

Há seis anos, moradores do Jardim Helian, em São Paulo, se mobilizam para plantação de árvores e limpeza de córrego do bairro.

David Harvey: pela desvinculação da lógica de mercado do direito à cidade

Para David Harvey, só é possível lutar contra o capitalismo se direitos como o direito à cidade forem demandas sociais desvinculadas do mercado.

Virada Sustentável 2018 revela potencial da cidade educadora

O festival Virada Sustentável 2018 ocupa a capital paulista com atividades que revelam como o território pode e deve ser educativo.

7 brincadeiras que dialogam com o território e a cultura brasileira

Listamos 7 brincadeiras simples que dialogam com a cultura brasileira, extraídas do mapeamento realizado pelo Território do Brincar.

Cidade para crianças: projeto estimula a relação afetiva das crianças com a vida urbana

Há dois caminhos para construir uma cidade para crianças: realizar sensibilizações e incluir os pequenos no planejamento urbano de forma participativa.