Fundamentais nos territórios, agentes comunitários de saúde são subaproveitados e expostos e durante a pandemia

A situação vulnerável dos agentes comunitários de saúde é analogia para como o Brasil trata a pandemia de Covid-19. Sua capilaridade poderia ser bem aproveitada no combate ao coronavírus.

Como a pandemia impacta crianças em situação de rua

Organizações sociais relatam como as já invisibilizadas crianças em situação de rua ficam mais vulneráveis durante a pandemia de Covid-19.

Os desafios da educação indígena na pandemia da COVID-19

Entre adequações de conteúdo para distintos grupos étnicos, atividades tradicionais seguem como experiências educadoras exitosas na educação indígena.

Eleições 2020: em meio a pandemia, despontam candidaturas de mulheres e lideranças comunitárias

Em eleição atípica em meio à pandemia, candidaturas de mulheres, lideranças comunitárias e ativistas disputam o cargo de vereador nas cidades brasileiras.

Pandemia demanda ação intersetorial para conter exclusão e evasão escolar

Pandemia amplia desigualdades na educação, e somente ação intersetorial pode impedir que crianças e adolescentes deixem a escola ou percam acesso à ela.

Literatura e pandemia: o direito à leitura como resistência à adversidade

A literatura é ferramenta de elaboração importante em tempos de crise como a pandemia. Bibliotecas têm se articulado para assegurar o direito à leitura.

O impacto da pandemia no desenvolvimento infantil

Reservar espaço para as brincadeiras e acolher sentimentos são ações que contribuem para o desenvolvimento infantil durante o isolamento

Quilombolas e caiçaras ajudam a alimentar periferias de SP durante pandemia

Em dois meses, comunidades quilombolas e caiçaras do Vale do Ribeira (SP) organizaram com parceiros a distribuição de cerca de 14 toneladas para a capital.

Reorganização escolar deve priorizar garantia de direitos, diz Macaé Evaristo

Retomada das aulas, que começa a ser discutida nas redes, deve ser condicionada a garantia de direitos de crianças e adolescentes, diz Macaé Evaristo.

Como praticar a educação antirracista

É preciso praticar uma educação antirracista, o que significa que esta dimensão deve perpassar currículo, formação docente, ambiente, gestão e metodologia.