Mais Lidas

11 conteúdos para crianças que estimulam a educação antirracista

Lista com histórias, livros, filmes e projetos protagonizados por pessoas negras para promover uma educação antirracista.

Mudar o nome da escola: um processo participativo de reescrita da História

Há quatro anos a EMEF Infante Dom Henrique tenta mudar o nome da escola para homenagear a escritora Carolina Maria de Jesus. É uma das muitas tentativas de reescrever e ressignificar a história dos espaços públicos da cidade a partir de outras perspectivas históricas e sociais.

Frantz Fanon, pioneiro em estudos decoloniais, tem livro “Pele Negra, Máscaras Brancas” relançado no Brasil

Em reedição do livro, artista Grada Kilomba e sociólogo Deivison Nkosi falam sobre relevância e urgência do pensamento de Frantz Fanon para o Brasil.

A praça como lugar de ressignificação de espaços públicos durante e pós-pandemia

A praça pode se tornar um espaço de preservação de saúde física e mental na pandemia. Mas para isso, é preciso que elas sejam distribuídas democraticamente pela cidade.

Em artigo, Helena Singer fala sobre repensar a escola durante e após a pandemia

Para Helena Singer, a escola precisa ser recriada a partir das relações entre pessoas, territórios e comunidades e do que se aprendeu durante a pandemia.

Educação política: O que significa educar para a cidadania?

Saber dialogar, conviver coletivamente e conhecer o sistema eleitoral são habilidades trabalhadas na educação política.

Seminário ‘A Escrevivência de Conceição Evaristo’ entrelaça obras da autora com temas como educação e história

Seminário aborda como conceito de Escrevivência, criado e praticado na literatura por Conceição Evaristo, se intersecciona com educação, arte e história.

Diversidade e coletividade como formas de existir no mundo: uma conversa com a poeta quilombola Ana Mumbuca

A poeta quilombola Ana Mumbuca escreve sobre como coletividade e diversidade são estratégias de existência e produção de saberes no seu quilombo.

A escola pós-pandemia que as juventudes desejam

Uma escola aberta, participativa, com um currículo antirracista e sensível as realidades de cada estudante. São algumas das demandas das juventudes para a educação pós-pandemia.

Por uma cidade onde mulheres sempre possam pedalar

Homenageando a cicloativista Marina Harkot, o Portal Aprendiz divulga sua aguerrida pesquisa sobre como bicicleta efetiva o direito à cidade para as mulheres.