Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

A divulgação de custos de mensalidades, programas de descontos e regras dos programas de financiamento e bolsas de estudo deveria ser feita em todos os murais e sites das instituições de ensino superior participantes do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A determinação foi dada pelo Ministério da Educação (MEC) há um mês, prazo que as instituições teriam para se adequar às normas. Mas essa não é a realidade encontrada pelos alunos.

O iG visitou instituições em Brasília e São Paulo, além de procurar por informações nos sites de faculdades de outros Estados, e constatou que a Portaria Normativa nº 2 não está sendo cumprida. Pelo menos, não totalmente. Algumas instituições colocam à vista dos alunos a tabela de preços, mas não divulgam o conteúdo da portaria, por exemplo.

Veja Também:
MEC exige que faculdades informem cobrança de encargos educacionais a alunos do Prouni
MEC obrigará faculdades a divulgarem descontos em murais e sites
MEC prorroga prazo para instituições renovarem adesão ao Fies

Assinada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, no dia 1º de fevereiro de 2012, essa portaria foi uma resposta do ministério a uma denúncia feita pelo iG. No dia 24 de janeiro, data da posse do novo ministro, foi publicada a reportagem que mostra que a faculdade baiana Facet cobrava o dobro do valor da mensalidade para bolsistas parciais do Prouni.

Após a primeira denúncia, outros estudantes denunciaram situações semelhantes em outras instituições e também como beneficiários do Fies. O Ministério da Educação abriu um processo administrativo contra a Facet e Mercadante prometeu passar “um pente fino” nas faculdades em busca de irregularidades.

Para auxiliar o MEC na tarefa, o ministro determinou que as instituições divulguem claramente as regras do dois programas (a documentação deve estar exposta nos murais e divulgada nos sites), a tabela de preços e descontos (deixando claro que todos os abatimentos coletivos devem ser dados aos bolsistas do Prouni e participantes do Fies) e o número do telefone do MEC para denúncias. A portaria também deveria estar divulgada.

Informações incompletas

Em São Paulo, a reportagem visitou as três universidades com maior oferta de bolsas do Prouni, Universidade São Judas Tadeu, Universidade Paulista (Unip) e Universidade Nove De Julho (Uninove), e a Anhanguera – centro universitário com alto número de bolsas e também de reclamações encaminhadas ao iG – e constatou que nenhuma das quatro segue todas as regras estipuladas.

A Universidade São Judas Tadeu oferece o maior número de bolsas do Prouni em São Paulo para este semestre (7.350) e é a que está mais próxima de cumprir a portaria. Em seu site, todas as exigências são atendidas, há um link visível para uma página com todas as informações do programa de bolsas do governo federal, links e telefones do Ministério da Educação (MEC). Também é possível consultar a mensalidade e todas as porcentagens de descontos e bolsas oferecidos pela instituição. No câmpus do Butantã da instituição, os valores estão fixados em local visível e há um cartaz informando aos estudantes que a portaria pode ser solicitada na secretaria, mas o texto em si não está em destaque.

Os valores das mensalidades também estão expostos no câmpus Brigadeiro, da Anhanguera, mas não há os contatos do MEC, nem informações sobre o Prouni e o Fies, é preciso solicitá-las na secretaria ou consultar na internet. No site da instituição os preços dos cursos não são facilmente encontrados. Há informações sobre o Fies, mas não sobre o Prouni.

Já nos câmpus da Unip e Uninove da Avenida Vergueiro, o descumprimento é total. Não há informações visíveis sobre as mensalidades, nem sobre os programas de incentivo aos estudantes do governo federal. As duas universidades disponibilizam os preços dos cursos na internet, mas somente a Uninove tem informações claras sobre o Prouni e o Fies.

Em Brasília, a situação encontrada nos murais das instituições não era diferente. Em algumas instituições, a tabela de preços dos cursos está exposta no mural da secretaria, como no Centro Universitário Iesb, câmpus da Asa Norte. Mas a portaria e os contatos do MEC não estão no mesmo local. No site, apenas a informação dos preços está disponível, junto com os links para os sites oficiais dos programas.

A reportagem também visitou outras duas instituições brasilienses. O Centro Universitário de Brasília (Uniceub) só oferece vagas no Fies. Estudantes aguardavam atendimento na frente de uma pequena sala, sem qualquer identificação do programa, ou qualquer informação de preços e regras nas paredes. Na tesouraria, havia uma pequena tabela de preços dos cursos apenas. No site do centro, há valores dos cursos, mas poucas informações sobre o programa.

No Centro Universitário do Distrito Federal (Unidf), os atendentes respondiam prontamente Às dúvidas sobre os dois programas e valores, mas nas paredes da sala reservada ao atendimento, nenhuma informação está disponível. Não há portaria, preços ou contatos do MEC à disposição. No site, é possível conferir os preços.

Em sites de outras instituições da capital federal, como a Universidade Católica de Brasília (UCB), Unieuro e Centro Universitário do Planalto do Distrito Federal (Uniplan), as informações também estão incompletas. Elas colocam preços nos sites, mas não divulgam todas as regras dos programas, contatos do MEC e portarias.

Facet

A faculdade baiana Facet, instituição denunciada pelo iG que cobrava o dobro da mensalidade dos alunos do Prouni, colocou um aviso em seu site que dá a entender que cobra mensalidades de R$ 690, com desconto, para pagamento antecipado. O “valor real”, aplicado aos alunos bolsistas não está especificado. “Os alunos da Facet têm contrato com o valor real, único valor do contrato. O valor de R$ 690 é para pagamento antecipado, o aluno que não opta pela antecipação paga o valor real estabelecido no contrato”, diz o anúncio.

A Facet também não publicou as portarias normativas do MEC, nem os contatos do ministério e os formulários dos programas. Há apenas banners do Prouni e do Fies com links diretos para os sites oficiais dos programas.

O ministro Aloizio Mercadante afirmou ao iG que vai fiscalizar o cumprimento das novas regras nas instituições.

(IG)

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×