publicado dia 30 de novembro de 2012
Por Patrícia Gomes, do Porvir
Ao se jogar a palavra empreendedorismo no Google, em um quinto de segundo são levantadas mais de 10 milhões de páginas relacionadas ao tema. O termo e outros correlatos, como criação, inovação e ousadia estão entre as chamadas “habilidades do século 21”. Nesse contexto de crescente importância, será que os sistemas de ensino estão preparando seus alunos para serem empreendedores? A resposta dada a essa questão por Michell Zappa, futurologista da área de tecnologia e que, mais recentemente, tem se dedicado a análises educacionais, é que não. E isso pelo simples fato de ainda sermos muito resistentes a uma coisinha fundamental no ato de empreender: o erro.
A aceitação do erro, acredita Zappa, virá quando uma nova concepção de educação for aceita. Ao traçar uma trajetória de como a educação evoluiu na história, o especialista ressalta que o primeiro paradigma que se teve notícia, ainda herança dos gregos, era de uma educação feita de um (tutor) para um (pupilo), ou um tutor e um pupilo. Esse arranjo, com a Revolução Industrial, não podia ser tão individualizado, precisava atender às massas e, por isso, passou ao segundo paradigma: de um (professor) para muitos (alunos). Agora, o mundo vive um momento de transição em que o processo de aprendizado passa a ser de muitos para muitos, uma vez que a informação não tem mais propriedade. “As escolas e os professores não são mais o repositório do conhecimento”, afirma Zappa.
Para o especialista, esse novo paradigma traz novos desafios para os professores. Talvez o principal, diz Zappa, é que eles precisarão ter em seu cotidiano o trabalho da screen literacy. Em português ainda não há expressão que traduza fielmente seu significado, mas seria algo como “alfabetização para o uso de telas”. Com a popularização da internet e de equipamentos sensíveis ao toque, como celulares e tablets – pesquisa divulgada na semana passada aposta que esses dois aparelhos estarãomassivamente presentes em um ano nas escolas brasileiras –, os alunos precisarão ter aulas de privacidade e segurança na web. “A habilidade em lidar com as telas será uma habilidade útil para a vida. E programar também.”
Zappa vai dar palestra em São Paulo entre 19 e 21 janeiro, compartilhando suas ideias no evento Innovate 2013 – Reimagining School, promovido pela Graded, escola americana de São Paulo. Segundo a organização, a intenção do encontro, que vai reunir profissionais do Brasil e dos EUA, é debater sobre a escola que mais bem serve e inspira os estudantes de hoje. As inscrições estão abertas e os valores já podem ser consultados.