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Por Vagner Alencar, do Porvir

Na véspera de sua apresentação no TEDxUnisinos sobre inovação em educação, durante um jantar de confraternização de palestrantes, o professor de matemática, Gustavo Reis, 38, não conseguia desgrudar do telefone. O Gustavo, de Porto Alegre, tentava acompanhar os resultados do prêmio Jovens Inspiradores, da Revista Veja e Fundação Estudar, que acontecia em São Paulo. Concorrendo estava um dos seus pupilos, o também professor de matemática, Miguel Andorffy, 22. O Porvir, que cobria os dois eventos, conseguiu acompanhar de perto a emoção mútua. Enquanto Gustavo festejava e anunciava aos quatro ventos que seu aluno tinha sido um dos vencedores do prêmio, Miguel, por sua vez, estava no palco agradecendo a inspiração e o carinho do seu professor.

“Miguel recebeu o prêmio à noite. Dormiu às 2h da madrugada. Acordou às 4h para pegar o primeiro avião rumo a POA. Chegou às 8h e, uma hora depois, estava na plateia assistindo a minha apresentação”, diz, contente, Gustavo, professor de matemática desde os 18. “Mas em Sparta não tem descanso”, reforça, em tom de brincadeira. Às 10h, Miguel, que estuda engenharia elétrica na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), estava em casa para comemorar com a família o prêmio. Ele foi um dos cinco vencedores que desbancaram 8.000 inscritos no concurso (Veja matéria sobre o Jovens Inspiradores). Ainda nesse mesmo dia, à tarde, Miguel atendia normalmente aos seus alunos.

Miguel faz a coordenação voluntária de um curso pré-vestibular para jovens de baixa renda e é autor do Me Salva!, onde posta videoaulas de matemática, um projeto que já contabiliza dois milhões de acessos e que lhe rendeu o prêmio. O sucesso fez com que o futuro engenheiro se inscreve no site de crowdfunding da Benfeitoria, para arrecadar recursos que possibilitassem a expansão de sua plataforma. Com o dinheiro na mão, agora Miguel promete, para março do ano que vem, um sistema que vai permitir que os próprios usuários se ajudem entre si, respondendo dúvidas e solucionando questões.

Miguel e Gustavo se cruzaram em 2008, ano da inauguração da Gustavo Reis Mathematica Et Cetera. Depois de 15 anos de profissão, sendo cinco deles vividos nos EUA, o professor estava abrindo sua escola e seu site de videoaulas. Na escola, são dados cursos preparatórios presenciais focados no vestibular da UFRGS e Enem, além de aulas para universitários sob demanda. Já no site todos os conteúdos produzidos on-line são abertos e livres, inclusive as videoaulas transmitidas ao vivo.

Miguel, que havia acabado de concluir o ensino médio, e queria uma preparação “pesada” em matemática para entrar em engenharia com uma boa base, foi um dos primeiros alunos de Gustavo, que afirma ter o hábito de aplicar provas sistemáticas com os alunos de duas em duas semanas. “Na primeira delas, Miguel acertou 8 de 10. Já na segunda prova, acertou apenas 2. Eu disse: ‘Vai estudar, como todos fazem’. E ele foi. Era tão determinado, o que me chamava muita atenção. Um ano depois, ao terminar o curso de cálculo, ele se tornou professor”, diz.

A partir de então professor e aluno travaram uma relação fraterna. Gustavo domina a arte das aulas presenciais e usa a internet mais para realizar aulas ao vivo, à distância. Miguel, por sua vez, foca no volume de vídeos gratuitos para levar o conteúdo a um grande número de pessoas. “Me serve ter o Miguel como dono das aulas gravadas na internet. Mas quando o assunto é aula ao vivo, eu sou o dono”, brinca Gustavo. “Na época das aulas do Enem, o MeSalva! teve pico de 200 pessoas assistindo ao vivo. Já no Mathematica, chegamos a 900. Eu digo pro Miguel que depois ensino a ele como faz”, fala, sorridente.

“O próprio cunho social do projeto dele, interessado em aprender assuntos difíceis já revela a personalidade generosa, de compartilhamento, para tentar promover o bem. Se ele se inspirou em mim, imagina quantas milhões de pessoas, agora, a partir dessa plataforma, podem ter se inspirado nele”, afirma Gustavo.

E o carinho é mútuo: “O que me inspira no Gustavo é a facilidade que ele tem de ensinar matemática. Ele ensina usando o quadro branco, sem precisar de slides. Escreve com uma letra linda, faz gráficos. É impecável”, admira Miguel.

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