Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

Da Folha de São Paulo

Um “rodízio” de alunos foi adotado no Rio Grande do Norte (RN) devido à falta de professores. Durante a semana, os alunos têm passado três dias em sala de aula e os outros dois em casa. A medida atingiu principalmente estudantes do último ano do ensino fundamental.  De acordo com o sindicato potiguar dos professores, por volta de 20% dos estudantes do Estado foram atingidos pela medida. A rede, que atende aproximadamente 280 mil alunos, conta com aproximadamente 56 mil no rodízio, segundo o sindicato.

Segundo informações da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte foram convocados mais de mil professores para suprir a demanda. O órgão também afirma que outros 500 docentes concursados serão chamados nos próximos dias para integrar o quadro da rede pública de ensino.

Betânia Ramalho, secretária estadual alega que o déficit deste ano foi causado por fatores como o aumento do número de aposentadorias e de matrículas – por volta de 30 mil delas só em Natal. Além disso, muitos dos professores aprovados em concurso não atenderam as primeiras três convocações, o que contribui para diminuir a quantidade de efetivos.

Com a quarta chamada, a expectativa é que os novos professores já estejam nas salas de aula em até 30 dias. Enquanto isso, o governo pretende suprimir os horários vagos com “aulões” aos sábados e com a contratação de educadores para horários complementares durante a semana.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte – RN) alega que o déficit de profissionais abrange todo o estado. No interior, a situação é semelhante. Segundo números do Instituto de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, o estado tem um dos piores desempenhos no ensino fundamental do país. No anos iniciais, o estado do RN fica à frente apenas de Alagoas, o último colocado do país.  Para os anos finais, a rede estadual não cumpriu a meta para o 9º ano, ficando abaixo da média nacional, de 3,9.

Leia a matéria na íntegra.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×